Educação em números e palavras

Os estudantes atualmente estão tão acomodados a todo o tipo de facilitação que a menor contrariedade se torna razão para revolta e crise existencial.

Recentemente,  a correção das provas de redação do ENEM como parte da média aritmética passou a ser o terror do final de ano, tirando o sono de muitos jovens e suscitando diversos protestos nas redes sociais.  Neste caso, foi adotado o critério comparativo: o melhor redator atinge a nota máxima, 1000, e os demais, proporcionalmente, vão recebendo uma pontuação menor.

O que soa como uma meritocracia  mais do que adequada passou a ser visto como crueldade, arbitrariedade, ataque aos direitos dos estudantes. Só se for o direito da ignorância e da mediocridade, resultante da má aplicação do conceito de Democracia.

Explico:  Democracia é um conceito político.  Meritocracia é a base da educação. Democracia é oferecer escolas de qualidade e em quantidade a todos. Meritocracia é assegurar que os melhores estudantes tenham seu esforço e dedicação reconhecidos como superiores. Quando não se quer implantar o primeiro, a solução mais fácil e reprovável é suprimir o segundo. Alguns pontos a mais para alunos provenientes de escolas públicas, lei das cotas e bolsas de estudos/financiamentos estudantis como os do Pro Uni visam aumentar o acesso dos alunos menos favorecidos economicamente ao Ensino Superior via diminuição da meritocracia para disfarçar a falta de políticas efetivamente democráticas.  Só permanece um ponto por esclarecer: como será remediada a falta de autocrítica e tendência de acomodação a facilidades que surgem como efeitos colaterais.  Porque no mundo real a Meritocracia segue intacta… Não se espera nada além da performane, o tempo todo.

Estudante-chora-por-perder-a-prova-do-Enem-2010-FOTOLuiz-Morier

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: