A reputação de um ser humano

A reputação de um ser humano é (ou, ao menos, deveria ser) definida por seus atos e não pelo que é dito sobre ele. Essa frase soa muito, muito estranha e de difícil apreensão em um contexto no qual a autoexposição por meio das mídias sociais é a regra para muitos usuários da rede.

Quem não voltou de férias ansioso para descarregar o álbum de fotos e postá-los em uma rede social que atire a primeira pedra. Atualizamos tudo, desde mudanças de emprego, endereço e estado civil até novos cortes de cabelo, manicure, culinária. Postamos e aguardamos que alguém comente, curta ou compartilhe: esperamos feedback para cada tópico, afinal ninguém gosta de ser deixado no “vácuo” da indiferença. Existem usuários que, mesmo em horário profissional, coordenam suas atividades de modo a não perder de vista o efeito de suas postagens.

A obsessão pela autoexposição dificilmente surge desacompanhada de outro fator inerente à necessidade de atenção: a felicidade artificial. A foto com a turma na festa do final de semana é animadora, mas ninguém acompanha os efeitos da bebida em excesso no dia seguinte. Os ex colegas de uma empresa lá estão, abraçados em um happy hour, não obstante o detalhe de que não trocam sequer uma palavra de cortesia há anos. A moça que afirma dedicar-se com afinco a campanhas contra os maus tratos a animais aparece em uma meiga imagem agradando um cachorrinho, que foi posterirmente espancado por ela em “um dia de fúria”.

Na rede social, assim como na sociedade pseudo-politicamente correta, não há espaço para a dor, para a infelicidade, para a perda, para o fracasso. Ninguém falha, ninguém erra, no máximo torna-se vítima. Chega a ser desalentador tamanha preferência ao artificialismo em detrimento à riqueza, intensidade e complexidade da experiência humana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: