Retrato de uma Senhora (1996)

  Excelente filme conduzido pela diretora de O Piano (1993), estrelando Nicole Kidman, Barbara Hershey e John Malkovitch. Com figurino impecável e interpretações gloriosas de seus protagonistas, a produção também se destaca por mostrar o quase debut de vários talentos da atualidade: Christian Bale, Viggo Mortensen, Marie-Louise Parker e a eterna narradora dos Contos de Fada, Shelley Duval.

O grande drama existencial da americana Isabel, vivendo sob a tutela do tio na Europa,  é ser o alvo de vários pretendentes abastados que a assediam, enquanto que seu real desejo é conhecer o mundo, viajar, levar uma existência com o máximo de liberdade permitida no século XIX a uma mulher. Tendo como companheira de anseios a liberal Henrietta, Isabel  consegue, através de uma herança, ter a possiblidade de levar a vida que sempre almejou. No entanto, a mesma herança que lhe permitira a liberdade, acaba se convertendo em correntes que a aprisionam, quando ela se torna alvo da cobiça dos vilões Madame de Merle e o senhor Osmond.

Confesso que fiquei bastante incomodada com a tremenda facilidade com que Isabel desvincula-se de seus tão bem cultivados anseios por uma união com um homem cínico, manipulador, tacanho e hiprócrita que a seduz com o único argumento de que “está absolutamente apaixonado por ela”. Tudo é verossímil n0 contexto da Literatura de Henry James, cujos personagens são, antes de tudo, conformados, acomodados e resignados com o que a vida se lhes apresenta, inertes e melancólicos. O corte abrupto da sequencia final, em particular, evidencia a inevitabilidade de frustração dos desejos e caráter fatídico do desfecho da personagem.

2 opiniões sobre “Retrato de uma Senhora (1996)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: