Intolerância nas redes sociais – II

Faz um tempo, postei uma reclamação sobre a falta de privacidade no Google +. Pesquisando algumas ferramentas do próprio servidor, descobri maneiras de me precaver de grosserias. No entanto, desde então, não deixo de atentar-me para comentários potencialmente ofensivos que as pessoas têm deixado, pasmem, em suas próprias páginas. Atualmente, além da questão dos maus tratos a animais, o que costuma suscitar comentários intolerantes e, tenho de admitir, algo extremistas, é a preferência religiosa.

Comentários como: “quem escreveu isso não tem deus no coração”, “não merece viver quem pensa assim” e “não acredito que existem pessoas que pensam desta forma”  sugerem as seguintes perguntas:

1) Você acha mesmo que pode concluir a maneira de ser/pensar de outro ser humano baseado apenas e tão-somente em um post?!

2) Presumindo que sim, você está preparado para assinar uma sentença de morte/danação perpétua a este pobre indivíduo?!

3) Tomando por base que há um Deus que criou tantas pessoas e maravilhas, qual a grande surpresa em existirem tantos enfoques e conclusões possíveis para uma mesma questão?

Bom, é isso. Quem souber a resposta, por favor, encaminhe!

Plus: Dicionário de termos relacionados às redes sociais, em seu real uso nas web, não em seus respectivos significados enciclopédicos, portanto:

Adicionar = afirmar como amigo gente cuja existência nem foi bem comprovada.

Comentar = externar impressões nem sempre precisas/compreensíveis sobre temas nos quais um individuo se crê  (e autointitula)  expert.

Dialogar =  emitir a própria opinião ignorando grosseiramente pontos de vistas alheios.

Gramática = uma função acessória do Windows Word que deve ser ignorada na rede social, sob pena de ostracismo, ser catalogado como “nerd” e perda massiva de seguidores.

Hipócrita = li tantas, mas tantas vezes essa palavra, em tantos contextos diferentes, que seu significado deve, portanto, abarcar desde aquele que se utiliza de ironia/sarcasmo, até aquele em cujo texto transparece o mais sutil uso de recurso estilístico.

Humilde = quem tem a mesma opinião que você.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: