Vergonha Nacional

 Os alunos da minha ex-faculdade são os que mais requerem mudanças na estrutura universitária, como se a má situação da maior universidade da América Latina não fosse, em grande parte, devido ao (mau) comportamento deles.

Explico: envoltos em uma aura de pretensa intelectualidade, liberados de toda e qualquer responsabilidade social, muitas vezes vivendo bastante acomodados (p. ex., sabe aqueles lendários moradores que nunca saem do CRUSP?)  em um parasitismo asqueroso, sugando ora recursos do Estado, ora de familiares, frequentemente de ambos, esses idólatras apaixonados pelo próprio conhecimento ou, citando uma palavra que adoram empregar, pela própria “bagagem”, consideram-se a nata da sociedade brasileira, simples e tão somente pela aprovação por meio de uma das mais baixas notas de corte do vestibular.

Alguns professores, por sua vez,  fazem tudo exceto ministrar as próprias disciplinas, até porque têm agendas comprometidas por participações volungatórias (aparentemente voluntárias, na prática indispensáveis)  em eventos, repassando portanto a responsabilidade de apresentar as aulas para alunos de Pós-Graduação, iniciação científica e… esta é a melhor, portanto guardo para o final, para os próprios matriculados no curso!

Não que eu seja contra autodidatismo e maior participação de alunos no processo de ensino/aprendizagem, sobretudo no âmbito do contexto acadêmico. Contudo, o cenário em si já é propício o bastante para fomentar a veneração masturbatória, com a atual postura dos “educandos”, temos uma situação insustentável. 

Uma última opinião polêmica: a administração da universidade pública, como um todo, segue um modelo muito aquém do funcionalismo público. É devido a esse tipo de postura equivocada que o “funcionário público” está tão desacreditado, e profissionais sérios ecomprometidos com o valor de sua atuação na sociedade têm, injustamente,  a fama de vagabundos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: